A Cidade

Janaúba é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Sua população estimada em 2021 era de 72 374 habitantes.

Tem como principais atividades econômicas a agricultura, a pecuária, comércio e serviços.
A cidade de Janaúba conta com uma infraestrutura de cidade de porte médio, com hospital regional, barragem Bico da Pedra, “camelódromo”, estação de tratamento de água, estação de tratamento de esgoto, universidades, aeroporto regional (até então inativo), irrigação, ciclovias, parque de exposição (onde acontece a maior exposição da Serra Geral), aterro sanitário, hipermercado, coleta seletiva, academia da terceira idade, habitações populares etc.

Tem, como rodovias, a MG-122, que a liga ao sul à região de Montes Claros e a Belo Horizonte; ao norte, comunica Janaúba a Espinosa e região do Sudoeste da Bahia com destino a Guanambi, Vitória da Conquista, rumo à BR-116 e à BR-101 e a rodovia MG-401, que liga o norte da cidade às cidades de Verdelândia, Jaíba e Matias Cardoso, dando acesso também ao Rio São Francisco e ao Projeto de Irrigação do Jaíba, da qual é a principal rota de escoamento.

Tem como ferrovia, a Linha do Centro da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, atualmente concedida ao transporte de cargas. A ferrovia liga a cidade ao sul à região de Montes Claros, à capital mineira e ao Rio de Janeiro; ao norte, liga Janaúba às cidades de Porteirinha e Monte Azul. Os trens de passageiros de longa distância da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), que atendiam a população de Janaúba, oferecendo saídas para Montes Claros e para Monte Azul, não circulam mais pela ferrovia desde 1996, após a privatização desta.